HOME / EQUIPAMENTOS AMBIENTAIS / GERADOR DE OZÔNIO

Gerador de OZÔNIO

SEM LEGENDA

Tratamento de Água com Ozônio

GASIL

 

 

 

 

OZÔNIO ELIMINA FERRO E MANGANES.

As propriedades oxidativas do ozônio são úteis na remoção não só do ferro solúvel e do manganês, como também na remoção de cores não desejadas, gostos e odores. Além de agir na decomposição de metais pesados, destruição de componentes inorgânicos como o sulfito, cianeto e nitritos e na remoção de sólidos em suspensão.

O ferro não é um agente patogênico, porém produz problemas quando um precipitado é formado, tanto nas tubulações como também nos reservatórios. Sua eliminação envolve um processo de oxidação quando o ferro passa da forma solúvel para a forma não solúvel de acordo com a seguinte reação:

 

2 Fe2+ + O3 2 Fe3+ + O2 + 2 OH-

 

2 Fe2+ O3 + 5 H2O 2 Fe(OH)3 + O2 + 4 H+

 

Já o manganês que produz um precipitado amarronzado passa da forma solúvel para a forma não solúvel de acordo com a seguinte reação:

 

2 Mn2+ 5 O3 + 3 H2O 2 MnO4- + 8 O2 + 6 H+

 

Então, o manganês oxidado, na forma de Dióxido de Manganês, e o Ferro Oxidado, como Hidróxido de Ferro passam por um sistema de filtração onde este material é retido.

No caso do manganês, em altas concentrações este formará um permanganato onde deve ser feita uma filtração com carvão ativado.




Veja Também





Todos os Direitos Reservados
© 2011 :: S & A :: Soluções Ambientais e Agrícolas
Desenvolvido por : UEB Comunicação


(17) 3275-1530 | (17) 3275-3898

R. Francisco Pinto, 43
Monte Aprazível - São Paulo, 15150-000